Tenho falado muito sobre o minuto 59 e que estaríamos justamente nesse momento.
Para quem nunca ouviu a minha ladainha, a coisa começa com uma pergunta. Há uma represa que está vazia, mas irá dobrar seu volume de água a cada minuto e sabemos que a barragem vai estourar em uma hora: quando iremos perceber o problema?
Normalmente no minuto 59, que é quando notamos que a água está na metade do volume - já é algo inequívoco - e vai dobrar de novo em 60 segundos. Ou seja, a barragem vai estourar sem nos dar tempo de correr ou reagir!
Do ponto de vista científico estamos, na minha opinião, no minuto 59 da humanidade: em pouquíssimo tempo iremos ver a explosão de novas tecnologias em todos os campos da ciência.
O mundo vai mudar mais nos próximos 15 anos do que mudou nos últimos 150. E notem que não foi pouca a mudança no último século e meio…
Alguém se lembra de abril de 2020, quando quase todo mundo dizia que seriam necessários no mínimo 10 anos para surgir uma vacina eficaz contra a Covid? Pois é, nos dias 19 e 20 de dezembro do mesmo ano Suíça e União Europeia, respectivamente, aprovavam a primeira vacina contra a pandemia.
O que se passou? Não iam ser 10 anos?
Olha aí o Minuto 59 em plena ação e quase ninguém prestando atenção.
Agora surgiu uma vacina (ainda experimental) contra o melanoma, um dos mais comuns cânceres de pele.
A vacina é baseada na mesma tecnologia que permitiu a vacina do COVID e é feita pela Moderna. Já está em testes Fase 2 e é só o começo de mudanças radicais no tratamento oncológico.
Minuto 59!
O mundo será um lugar extraordinariamente interessante nas próximas duas décadas!
‘Vacina contra câncer de pele pode estar disponível em 2025′, afirma CEO da Moderna - Estadão (estadao.com.br)
Comments