top of page
Foto do escritorMarcelo Costa Santos

Vaticínios de 2014

Atualizado: 23 de out. de 2023

Em 2002 fiz uma série de previsões que (com poucas exceções) vieram à se cumprir.


Agora, vestido de Cassandra, faço meus vaticínios: (i) a crise política vai se aprofundar devido ao escândalo Petrobras e à total arrogancia da Dilma e corja. Impeachment é uma possibilidade real, mas de qualquer maneira iremos ter 4 anos de muita instabilidade política; (ii) num cenário de instabilidade politica, nenhuma reforma de vulto deverá ser proposta, quanto mais aprovada. Ou alguém tem dúvidas que a bancada Carandiru da Dilma (Collor, Sarney, Renan, PP, PMDB et all) quer mudanças de fato? Se roubar agora é tão fácil, para que mudar?; (iii) a falta de noções basicas de macroeconomia vai garantir a continuidade da crise, com crescimento pífio ou negativo, explosão do desemprego (que de latente e mascarado vai ressurgir), desvalorização do Real, aumento da inflação, subida de juros (para tentar segurar cambio e inflação) e, o creme de la creme, a perda de grau de investimento será inevitável (aposto que vem antes de junho de 2015) com consequente agravamento da crise, fuga de capitais, etc, num círculo vicioso perverso; (iv) o Estado continuará a ser sucateado, com aumento do aparelhamento, enfraquecimento ou destruição das agências reguladoras, sem arcabouço jurídico sólido para atrair investimentos de longo-prazo para nossa tão precária infraestrutura, intensificando a perversidade da má gestão macroeconomica e política; (v) a Dilma indicará pelo menos 4 novos ministros do STF, aumentando o viés pró-PT, pró-bandalheira e com pouca parcialidade, ajudando a enfraquecer a já pessima justiça brasileira. A máxima do Getúlio nunca será tão verdadeira: aos amigos tudo, aos inimigos a lei. A Veja que se cuide…; (vi) a resposta da Dilma e PT será aprofundar as políticas populistas, tanto sociais como econômicas, agravando a crise e aumentando os custos de resolução dos problemas para os próximos governos (ou seja, todos nós, o país).


Já desperdiçamos a onda das commodities em consumo e políticas equivocadas. Ainda estamos no pico do bônus demográfico, mas não tenham dúvidas: iremos desperdiçar mais este fator, aumentando ainda mais a distância com o primeiro mundo.


Só que desta vez não haverá uma suposta herança maldita do FHC para justificar as inúmeras cagadas e equívocos, só a própria tempestade que Lula e Dilma semearam.


Se com o Aécio eu acreditava que ainda havia uma chance remota de sairmos do buraco em 10 a 20 anos, agora tenho certeza que precisaremos de 20 só para corrigir as gigantescas cagadas que irão ser legadas ao país pelo dueto Lula-Dilma.


Eu não estou nem esperando que a distância com o mundo civilizado diminua, só estou falando de recuperar o atraso que nós mesmos criamos, corrigir as cagadas que nós mesmos fizemos, à lá Argentina.


Na minha idade não dá mais tempo de esperar um projeto viável de pais do futuro, aquele mesmo futuro que não chega nunca, nem para meus filhos.


Eu tenho passaporte europeu. E você?





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page