Após a vitória do Lula preciso colocar uma questão, que seria exatamente a mesma se o Bolsonaro tivesse ganhado:
Os bolsonaristas irão embora do Brasil?
Se a eleição era uma questão existencial para os dois lados, cada um com sua surrealidade, a vitória da outra parte só poderia ter esse desfecho. Ou não?
Ou então o Lula não irá mais implantar o comunismo no Brasil e destruir a economia? (da mesma forma, o Bolsonaro iria implantar uma ditadura no país…)
Ou é, ou não é… não dá para ser as duas coisas!
Só para deixar claro, nada vai mudar de verdade com o Lula.
O Lula vai herdar um país em frangalhos, causado pelas suas próprias ações desde 2006, pioradas pela Dilma e pouco revertidas pelo Bolsonaro, que interrompeu o ajuste iniciado pelo Temer, o Breve.
Se em 2003 o Lula recebeu um país ajustado, redondo e pronto para crescer (numa conjuntura internacional super favorável), agora ele irá entender o que é, de verdade, uma herança maldita. Interna e externa.
O país vai continuar miserável com renda obscenamente concentrada.
Vamos continuar crescendo menos do que os países ricos, como já fazemos há 40 anos.
Vamos continuar a ir de voo de galinha em voo de galinha, num eterno dois para frente, três para trás.
Nossa produtividade vai continuar ridícula.
Nossa educação, medida pelo PISA, vai continuar a decair (como decaiu nos governos PT, notem bem, não sendo exclusividade do Bolsonaro).
O bônus demográfico acabou. Estamos ficando velhos em velocidade antes de ficar ricos (nem país de renda média seremos!).
Não haverá privatizações e as estatais voltarão a ser saqueadas pelo establishment político.
As reformas macroeconômicas, tão necessárias ao país, não deverão sair do papel ou serão porcas e malfeitas, como nos últimos 4 anos. Tampouco seriam feitas pelo Bolsonaro, notem bem.
O Centrão vai continuar a mandar no Brasil.
O governo terá que lidar com um Congresso de direita, muito bolsonarista, hostil e combativo. O presidencialismo de coalização está esgotado e não haverá Mensalão ou Petrolão que resolva isso. Aliás, o Orçamento Secreto está minando o pouco poder de barganha do Executivo que ainda existe.
O Bolsonarismo radical saiu do armário e dará muito trabalho, mas muito mesmo, ao novo governo. O país saiu da eleição ainda mais dividido, belicoso e sectário. Se vocês acham que o anti-petismo dos anos Dilma era exagerado, se preparem para o que vem por aí.
A corrupção vai no mínimo ficar igual, possivelmente piorar sob o augusto domínio dos mais novos amigos de infância do Lula, Valdemar da Costa Neto entre eles.
Em suma, o governo Lula será, na melhor das hipóteses, medíocre. Na pior, será uma reedição das barbaridades da Dilma.
Os petistas estão eufóricos com a volta instantânea (sic) do país ao Paraíso (sic), acreditando que “agora vai!”, mais uma vez. Infelizmente, estão equivocados, mais uma vez.
O mesmo vale se o Bolsonaro tivesse ganhado, notem bem.
Os que votaram na “democracia” (sic) vão descobrir que, afinal, o Lula não é tão democrático e iluminado assim.
O problema é a base de comparação com o boçal troglodita que se foi. Rapidamente o ponto fácil de contraponto irá se desvanecer e ficarão patentes as limitações e grosserias que eram tão comuns nos anos 2000, quando ficávamos chocados ao ouvir piadas homofóbicas, menções a grelos duros femininos e orgulho em nunca ter lido um livro ou ter educação formal.
Se o Bolsonaro ganhasse, meu texto seria quase igual, notem bem.
Por isso votei nulo. Ou seja, não venham reclamar comigo quando der merda!
Por fim, o melhor Schadenfreud que existiu nessa eleição é ambos os candidatos terem de lidar com a bagunça econômica que eles mesmos causaram!
Não será mais culpa do FHC ou do Dória!
O Lula irá herdar sua própria ‘herança maldita’, o resultado direto do populismo econômico petista e bolsonarista desde 2006, com o breve interregno do Temer.
E a única solução continua sendo o aeroporto.
Só com passagem de ida!
Daqui a 30 anos, quando o Brasil estiver ainda mais pobre relativamente, com ainda mais desigualdade e exportando ainda mais cérebros, não venham me dizer que não foram avisados.
Comments